Adotar medidas preventivas é a melhor maneira para cuidar dos geradores da sua empresa

A energia possui um papel fundamental em nossa vida. Praticamente tudo o que fazemos envolve energia, desde o trabalho, o estudo, momento de lazer, armazenar alimentos, e muitas outras coisas.

Grandes e pequenos estabelecimentos, até mesmo residências e condomínios, aprenderam com as falhas na rede elétrica que não se pode conviver com a falta de energia, e a solução encontrada para enfrentar este problema é recorrer a uma fonte de energia de emergência.

A importância dos geradores de energia

Principalmente em locais onde não se pode ter uma interrupção no fornecimento de energia, seja pela segurança ou por produtos que podem estragar se não forem refrigerados, os geradores de energia são fundamentais para garantir o funcionamento de todos os equipamentos.

Além de fornecer uma energia auxiliar, o gerador pode te oferecer muita economia na conta elétrica no final do mês, tudo depende da maneira que você deseja utilizá-lo.

Como escolher o gerador ideal

A principal função de um gerador é converter outras formas de energia em eletricidade e, para isso, existem tipos de combustíveis disponíveis no mercado que são ideais para cada situação.

Antes de mais nada, é preciso fazer um bom projeto, entender quais são as suas principais necessidades, e qual tipo de combustível pode atender melhor as demandas do seu negócio, seja a gás, gasolina ou diesel.

Vida útil dos geradores

Depois de todos os pontos avaliados, é possível escolher o melhor gerador para o seu tipo de demanda, mas a grande dúvida que fica para muitas pessoas é: qual o tempo de vida útil de um gerador?

Entender que existem diversos fatores que podem determinar o tempo de vida útil de um gerador é a melhor maneira para adotar medidas preventivas que ajudem a preservar o seu equipamento.

5 dicas para prolongar a vida útil do gerador

Pensando nisso, listamos algumas dicas para te ajudar a cuidar da saúde do seu gerador, confira:

1 – Nível do óleo

Mais do que apenas um lubrificante, o óleo funciona também como um resfriador, por isso, é necessário ficar atento ao nível dele no gerador.

Um baixo volume pode aumentar a temperatura do motor e fazer com ele sobreaqueça em situações de muito esforço, oferecendo risco para o equipamento, funcionários e para o estabelecimento todo.

2 – Ruídos

Se você quer saber como está um equipamento basta reparar nos barulhos que ele emite. Normalmente, o excesso de ruídos aparece quando algo não está normal ou por alguma vibração excessiva.

Nestes casos, é preciso ficar atento no barulho normal para verificar qualquer alteração e chamar imediatamente um técnico responsável que poderá te auxiliar.

3 – Combustível utilizado

Um deles é o combustível usado, que merece atenção. Em alguns casos, se armazenado por mais de um mês, ele pode se tornar pouco eficaz e causar danos ao aparelho, interferindo diretamente na vida útil.

Também é importante observar qual tipo de combustível está sendo usado no seu gerador.

Seja ele a gás, gasolina ou diesel, é imprescindível colocar sempre o correto. Além disso, é necessário ter uma atenção extra com a sujeira no tanque, pois pode ocasionar danos e falhas no gerador, então faça sempre uma limpeza.

4 – Peças e produtos genuínos

A vida útil de qualquer produto depende da qualidade de seus componentes, por isso, ao adquirir um gerador é preciso ter certeza de que o distribuidor é de confiança.

Em caso de manutenções, troca de componentes, ou qualquer outra mudança que precisa ser feita no gerador original, tenha certeza de contar com peças genuínas.

5 – Faça manutenção periodicamente

Um dos principais fatores que garante a vida útil do gerador é a manutenção periódica, ela ajuda a prevenir eventuais falhar, principalmente quando o acompanhamento é feito mensal ou bimestral.

Para este tipo de serviço, conte sempre com uma empresa parceira, que possa te garantir um serviço de qualidade e peças genuínas, caso seja necessário.

Onde encontrar os melhores geradores

Para garantir que o seu negócio está em boas mãos, você pode contar com a Interpower, parceira das melhores empresas de geradores do mercado, como a Generac e a Toyama.

Quer saber como garantir o seu agora mesmo? Clique aqui e fale com a nossa equipe.

Tags: gerador