Na hora de escolher um gerador para o seu negócio é preciso entender suas funções e como você deseja que ele opere

 

Possuir energia de emergência é fundamental para enfrentar as adversidades do cotidiano, principalmente quando isso define a rotina de uma empresa, um pequeno negócio ou uma indústria, serviços que não podem parar.

Contar com um gerador é indispensável, isso porque ele pode substituir a energia elétrica em possíveis problemas com a eletricidade. Mas assim como temos geradores a diesel, a gás e a gasolina, você também deve saber a maneira e as diferenças de como os geradores operam.

Como operam os geradores?

Além do combustível e do tamanho, existem outras características dos geradores que definem a maneira de operar, e isso influencia diretamente no funcionamento da sua empresa.

Cada gerador possui uma quantidade de carga máxima permitida, se a potência escolhida for menor do que a necessária, ele será insuficiente para atender a sua demanda. Se a potência for superior ao necessário, haverá um gasto desnecessário de energia.

E ainda, se o gerador trabalhar subdimensionado e a potência fornecida ultrapassar 30% da carga, o motor pode ser danificado por não conseguir alcançar o assentamento correto dos anéis, ocasionando o chamado “envidramento” dos anéis.

Por isso, é fundamental conhecer a sua operação antes de escolher qual gerador irá utilizar, pois ela definirá como será a aplicação da energia de emergência e por quanto tempo ela irá funcionar.

O que considerar na hora de ter um gerador?

Existem alguns pontos cruciais que devem ser observados antes de ter um gerador no seu negócio, então vale a pena lembrar deles:

Projeto do Sistema de Energia – Antes de tudo, um bom projeto para a instalação de grupos de geradores é indispensável para a sua segurança. Por isso, é fundamental contar com empresas que tenham profissionais capacitados para atender as mais variadas demandas.

Alimentação de carga/demanda – Entender que as cargas serão alimentadas pela rede e pelos geradores, quando necessário, é muito importante, pois as duas fontes atuam em paralelo, independente do tempo, ao realizar o projeto de sistema de energia também se deve considerar este tipo de situação.

Sistema de abastecimento, exaustão e ruído – Escolher qual será o combustível do gerador, levando em conta a sua necessidade é muito importante, já que cada um possui as suas características. Outro ponto é a exaustão da fumaça que pode ser causada por esse combustível, é necessário ficar atento as regulamentações que são muito rígidas, assim como o excesso de ruídos, que pode gerar multas.

Manutenção – Para evitar dor de cabeça, é fundamental manter uma manutenção periódica do grupo de geradores, mantendo-os sempre em perfeito funcionamento para não ter problemas.

Operação contínua ou de emergência?  

Depois de entender mais um pouco sobre as características que um gerador deve ter e o processo antes de instalar um no seu negócio, é imprescindível determinar qual será a maneira de operar da energia auxiliar, se será um operação continua ou de emergência. Mas qual a diferença entre elas?

Operação contínua – No regime de operação continua, o gerador produz uma saída nominal durante um tempo ilimitado, oferecendo carga constante e alimentando as cargas variáveis durante todo tempo que foi pré-estabelecido.

Deste modo, é possível utilizar o gerador em locais remotos, eventos que o utilizam como única fonte de energia, e até mesmo para um serviço contínuo em empresas, economizando na energia elétrica.

Operação de emergência – Para prevenção de quedas de energia, seja por eventualidade, precaução ou pela rede elétrica não ser confiável ou turbulenta, os geradores de emergência podem fornecer energia elétrica por um período de tempo até que a rede elétrica fica estável novamente.

Essa opção é ideal para comércios e empresas que não podem ficar sem energia durante momentos de apagão, causados por quedas de energia ou falha na rede elétrica. Nestes casos, os geradores podem garantir o funcionamento dos equipamentos e sistemas de segurança.

Onde encontrar os melhores geradores?

Para garantir uma energia auxiliar que possa te auxiliar nas operações, independente da sua necessidade, você precisa contar com um fornecedor de geradores de qualidade e confiança.

Aqui na Interpower nós trabalhamos com os melhores produtos e serviços do mercado, pronto para atender a sua demanda e te ajudar a resolver os problemas.

Saiba mais clicando aqui.

Tags: Energia de emergência geradores