A energia solar é gerada pelo calor e pela luz do sol, sendo captada por placas solares e convertida em energia elétrica (com painéis fotovoltaicos) ou térmica (aquecimento solar) para residências e comércios.

 

Como funciona a energia fotovoltaica?

Ao serem instalados, os painéis são conectados entre si e ligados a um inversor solar que transforma a energia fotovoltaica em elétrica. A energia que sai do inversor é transmitida para o quadro de luz e é distribuída para a residência ou comércio.

 

O sistema fotovoltaico é composto pelos seguintes componentes:

– Painel solar: são formados por células fotovoltaicas que, quando atingidas pela luz solar, se movimentam e geram uma corrente elétrica.

– Inversor solar: transforma a energia (gerada nos painéis) de corrente contínua para alternada. Também conectam o sistema fotovoltaico à rede elétrica do local.

-Suporte: é a estrutura de base para instalação dos painéis, é essencial para fixá-las na posição correta. 

– String-box: é a caixa que “guarda” os dispositivos de segurança desse sistema, como a chave de liga/desliga.

 

Esse sistema possui diversos benefícios, como:

  • Usa a luz do sol para funcionar, por isso é sustentável;
  • Requer pouca manutenção;
  • Não emite ruídos;
  • Ótimo custo-benefício a longo prazo.
  • Pode ser instalada até em regiões afastadas.
  • Excedente de energia: se a produção de energia for maior que o consumo, podem ser gerados créditos de energia e abatimentos na conta de eletricidade.

 

É válido lembrar que a quantidade de energia gerada e o payback variam de acordo com a luz solar e com o tamanho da instalação.

Clique aqui e saiba como a Interpower pode te ajudar!