Sem categoria
O ruído produzido por um Grupo Gerador pode ser amplificado pelas condições do local da instalação, ou a intensidade do ruído já existente no local, esse fator contribui para que o acréscimo do ruído produzido pelo equipamento ultrapasse os limites máximos permitidos.
Em geral, os níveis de ruído exigidos no perímetro de uma edificação ou instalação estão entre um pouco mais de 60dB(A) durante o dia e um pouco menos de 50dB(A) durante a noite, enquanto os níveis de ruído produzidos por um grupo gerador sem qualquer isolamento acústico podem superar 100dB(A). Para medir com precisão o nível de ruído de uma fonte qualquer, o ruído gerado por ela deverá ser no mínimo 10dB(A) maior que o ruído no ambiente ao seu redor.
As leis e regulamentos sobre a emissão de ruídos são criadas como consequência de reclamações das pessoas que, por algum motivo, necessitem ficar próximas às fontes de ruído.
Existem diversas maneiras de reduzir o volume dos ruídos. Confira:
Os ruídos produzidos por deslocamentos de ar possuem uma característica direcional, em geral, são mais aparentes na extremidade alta da faixa de frequências sonoras. A utilização de radiadores remotos pode ser uma solução para limitar o fluxo de ar na sala e para dirigir a fonte de ruído do ventilador do radiador para um local onde incomode menos as pessoas próximas do Gerador.
Existem isolantes acústicos que podem ser utilizados como revestimento para os dutos de ar e para revestir paredes e telhados. Direcionar o ruído contra uma parede revestida com material isolante acústico é uma saída eficaz.
Lã de vidro ou lã de Pet podem ser utilizados como materiais isolantes acústicos adequados em termos de custos, desde que sejam impermeáveis e resistentes à abrasão e tenham facilidade para limpeza. Devem ser selecionados materiais que resistam quimicamente à ação do óleo e de outros contaminantes produzidos no motor.
Uma sala construída com blocos de concreto também pode ser uma barreira excelente contra todos os ruídos. Os blocos de concreto podem ser preenchidos com areia para aumentar a massa das paredes e aumentar o isolamento do ruído.
Estrutura em movimento vibratório é capaz de criar ondas de pressão sonora (ruído) no ar ao seu redor. Para reduzir de forma eficiente a transmissão de vibrações recomendamos o uso de conexões flexíveis para o tubo de escape, duto de ar, linhas de combustível e eletrodutos da fiação elétrica.
No post a seguir falamos sobre o silencioso instalado no escapamento. Confira!