Aumento na conta de energia elétrica — Como economizar e reduzir gastos?

Aumento na conta de energia elétrica — Como economizar e reduzir gastos?

Sem categoria

Confira soluções para te ajudar a economizar e ter energia de emergência quando precisar

 

O aumento na conta de energia elétrica pode ser sentido no bolso de brasileiros de todos os cantos do país. Depois de dois anos das medidas que tinham como objetivo segurar os aumentos, este ano, os reajustes chegaram a 12% na tarifa residencial média do país, sendo de quatro pontos percentuais a mais com relação ao reajuste realizado em 2021, que foi de 8%.

Após a crise energética em 2020 e os problemas de abastecimento devido às crises hídricas, a indústria elétrica ainda está se recuperando, e o impacto disso pode ser sentido direto no bolso dos consumidores, com a alta inflação e reajustes tarifários. 

Em algumas regiões, como no Nordeste, o reajuste médio na conta de energia elétrica chegará a 17%, enquanto no Sudeste será de 13%, valores que preocupam e incentivam a buscar outras alternativas para tentar cortar gastos.

Como economizar e diminuir os gastos da conta de energia elétrica?

 

O brasileiro já está se adaptando à busca por soluções para ajudar a economizar em diversas áreas da vida, e com a energia elétrica não deve ser diferente, é importante adotar algumas medidas para diminuir o valor na conta de energia no final do mês. Pensando nisso, existem algumas dicas simples, mas que impactam diretamente os valores no fim do mês, como:

Aproveitar a iluminação natural: durante o dia você não precisa deixar todas as luzes acesas, não é mesmo? Além de apagar a luz dos cômodos que não estão sendo usados, você pode deixá-las apagadas durante todo o dia e aproveitar a iluminação natural, abrindo as cortinas, utilizando claraboias no teto de corredores e escadas, e até mesmo reposicionar os seus móveis para permitir que mais luz entre no ambiente.

Adote cores claras nos ambientes: pode parecer uma coisa simples, mas acredite, a cor de cada ambiente impacta na luminosidade. Então, tenha paredes em tons leves e claros, assim, você pode ver como o ambiente parecerá mais claro.

Corte gastos: depois do ar-condicionado, os chuveiros são os itens que mais consomem energia em residências, então deixe para pensar na vida quando sair do banho e seja breve. Outra dica aqui é a de evitar deixar aparelhos eletrônicos na tomada, o famoso ‘stand by’ que deixamos micro-ondas e televisão também consomem energia e geram gastos significativos.

Conte com uma fonte de energia alternativa: buscar soluções para diminuir gastos, principalmente nos horários de pico, quando a cobrança é elevada, impactam diretamente os valores do final do mês, então tenha atenção quanto a isso e use fontes de energia para te auxiliar.

 

Soluções para diminuir o valor na conta de energia elétrica

 

Com tantos gastos excessivos, buscar por alternativas que te ajudem a economizar sem abrir mão do uso da energia, que possui um papel fundamental em nosso cotidiano, pode parecer uma tarefa complicada, e é por isso que a Interpower existe, para facilitar a sua vida.

Quando falamos em soluções de energia e, principalmente, em economia, muitas pessoas não sabem a qual solução recorrer, mas, na verdade, isso é mais fácil do que parece, de maneira direta, você tem duas opções: utilizar geradores de energia ou painéis solares, tudo depende do local que será aplicado e qual se encaixa melhor nas suas necessidades.

Com os painéis solares, você produz a sua própria energia e, aquilo que não consumir no mês, pode ser passado para as distribuidoras locais e abatido na sua conta de energia, trata-se de um investimento a médio e longo prazo, permitindo que você tenha sempre energia conforme a produção.

Já os geradores de energia são investimentos para retornos imediatos, garantindo que você não sofra com apagões e, dependendo do modelo e combustível escolhido, você pode ter energia por horas. Seja para uso contínuo ou emergencial, os geradores permitem substituir o uso da rede local nos momentos de pico e ter uma diminuição considerável na conta de energia elétrica ao final do mês.

 

Como adquirir outras opções de energia?

 

Seja gerador ou painel solar, aqui na Interpower você encontra as melhores soluções em energia para a sua necessidade, com diversas opções de modelo, tamanhos e uma equipe especializada para realizar a instalação no local e projetos de energia para garantir o seu conforto, segurança e economia.

Entre em contato conosco e entenda mais sobre os serviços e produtos!

Posts Relacionados

Qual a importância de verificar a bateria de um Grupo Gerador?

27/03/2024

Sem categoria

Qual a importância de verificar a bateria de um Grupo Gerador?

INTRODUÇÃO Os grupos geradores desempenham um papel crucial em muitos setores, garantindo energia de emergência em caso de quedas de energia. Um componente essencial desses sistemas é a bateria, responsável por iniciar o […]

Saiba mais
O Impacto da falta de energia elétrica na distribuição de água

10/11/2023

Sem categoria

O Impacto da falta de energia elétrica na distribuição de água

INTRODUÇÃO A eletricidade desempenha um papel crucial em nossas vidas, muitas vezes percebido apenas quando nos falta. Além de afetar dispositivos eletrônicos e empresas, a falta de energia impacta áreas críticas, como o […]

Saiba mais
Atenuação acústica para Geradores

07/08/2023

Sem categoria

Atenuação acústica para Geradores

INTRODUÇÃO Os geradores são fundamentais para a geração de energia elétrica, mas podem ser fontes significativas de ruído, afetando o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Neste blog, exploraremos como […]

Saiba mais
Abra o WhatsApp
1
Clique aqui para falar agora.
Olá 👋

Como podemos te ajudar? 😃