Saiba mais sobre o funcionamento dos Nobreaks.

Saiba mais sobre o funcionamento dos Nobreaks.

Sem categoria

Lembra que no post anterior falamos sobre a utilização dos Nobreaks? Hoje, iremos mostrar como funcionam, pois eles além de fornecer energia na ausência da concessionária, podem oferecer uma energia mais limpa e confiável para os computadores.

Mas como instalar um Nobreak?

  • Instalar um Nobreak sem uma complementação de um Gerador de energia é muito arriscado e a carga poderá não ser alimentada na falta de carga das baterias. Em geral, os Nobreaks possuem autonomia de 15 minutos, tempo mais que suficiente para o gerador partir e assumir a carga.
  • Para utilizar um Nobreak conectado a um Gerador, tanto o Nobreak quanto o Gerador devem possuir características específicas, a fim de garantir a utilização da energia elétrica.
  • Para o Nobreak recomenda-se o uso de sistema de dupla conversão.

Estes sistemas resumem-se pela seguinte característica:

  • Geração própria e constante de uma energia pura, isolada da rede fornecida pela concessionária ou pelo grupo gerador, isenta de ruídos elétricos, picos, oscilações de tensão e frequência. Os Grupos Geradores apresentam estas oscilações, que na maioria das vezes, não são aceitas por um modelo convencional de Nobreak.
  • Vale ressaltar que estas oscilações são comuns para qualquer tipo de Grupo Gerador a combustão, e que inclusive os próprios fabricantes de Nobreak recomendam o uso do sistema de dupla conversão para estes casos.

Para os geradores as seguintes características são recomendadas:

  • Os Nobreaks são cargas deformantes, que induzem correntes harmônicas, que causam aquecimento no gerador.
  • Correntes harmônicas fazem circular corrente pelo neutro.
  • Distorção harmônica de tensão causam aquecimento na carga, particularmente nos motores.
  • Para reduzir estes efeitos um superdimensionamento do gerador entre 15% e 40% deve ser considerado no dimensionamento do gerador do grupo gerador.
  • Alguns modelos com drivers de 6 Pulsos (sem filtro) podem chegar a requerer até 100% de superdimensionamento do gerador.
  • A instalação de Regulador Eletrônico de velocidade no motor deve ser considerada como necessária.
  • Quanto mais baixa a reatância subtransitória do gerador menor será o efeito da distorção harmônica sobre o mesmo. Recomenda-se reatância subtransitória menor ou igual a 12%.

Conte com a Interpower para adquirir um Nobreak, assim você poderá usufruir de todas as vantagens!

Posts Relacionados

Qual a importância de verificar a bateria de um Grupo Gerador?

27/03/2024

Sem categoria

Qual a importância de verificar a bateria de um Grupo Gerador?

INTRODUÇÃO Os grupos geradores desempenham um papel crucial em muitos setores, garantindo energia de emergência em caso de quedas de energia. Um componente essencial desses sistemas é a bateria, responsável por iniciar o […]

Saiba mais
O Impacto da falta de energia elétrica na distribuição de água

10/11/2023

Sem categoria

O Impacto da falta de energia elétrica na distribuição de água

INTRODUÇÃO A eletricidade desempenha um papel crucial em nossas vidas, muitas vezes percebido apenas quando nos falta. Além de afetar dispositivos eletrônicos e empresas, a falta de energia impacta áreas críticas, como o […]

Saiba mais
Atenuação acústica para Geradores

07/08/2023

Sem categoria

Atenuação acústica para Geradores

INTRODUÇÃO Os geradores são fundamentais para a geração de energia elétrica, mas podem ser fontes significativas de ruído, afetando o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Neste blog, exploraremos como […]

Saiba mais
Abra o WhatsApp
1
Clique aqui para falar agora.
Olá 👋

Como podemos te ajudar? 😃