Sem categoria
Hoje, iremos falar exclusivamente sobre baterias e carregadores dos Grupos Geradores. A escolha e a manutenção correta das baterias e carregadores são essenciais para a confiabilidade do sistema.
Quando os Grupos Geradores estão em paralelo, os bancos de baterias de cada equipamento geralmente são colocados em paralelo para fornecer a energia de controle para o sistema de paralelismo. O fabricante desse sistema deve sempre ser consultado para determinar se o sistema de controle do motor é adequado para a aplicação, uma vez que uma queda de voltagem no banco de baterias poderia interromper alguns sistemas de controle de paralelismo e exigir o uso das baterias separadas para alimentar o equipamento de paralelismo.
As baterias devem estar próximas do Grupo Gerador para minimizar a resistência no circuito de partida. A localização deve permitir fácil acesso de serviço as baterias e minimizar sua exposição à água, sujeira e óleo. O local de instalação deve permitir ampla ventilação para que os gases explosivos gerados pela bateria possam ser dissipados.
As baterias de chumbo-ácido são as mais adequadas para Grupos Geradores. Elas são relativamente econômicas e oferecem bom serviço em temperaturas ambientes entre –18ºC e 38ºC.
Por questões de confiabilidade é recomendável que as baterias sejam substituídas a cada dois anos, pois a partir daí elas podem apresentar problemas que impedirão o funcionamento do Grupo Gerador.
Confira os nossos posts.