Já ouviu falar sobre o Resfriamento do motor?

Já ouviu falar sobre o Resfriamento do motor?

Sem categoria

O motor do Grupo Gerador é um sistema fechado e quase todos são refrigerados a água. O calor do motor é retirado pela água, que por sua vez é resfriada pelo ar deve se conservar em uma temperatura ótima para seu funcionamento adequado. O radiador é exatamente o dispositivo que serve para trocar o calor entre o ar do ambiente e a água que circula no motor.
Se o motor superaquecer poderá ter seu desempenho bastante comprometido e, com o tempo, até afetar seus compartimentos internos e fundir, fazendo com que o motor trave.
A conservação básica do sistema de arrefecimento do Grupo Gerador é uma das medidas de segurança mais simples.
É de suma importância verificar o nível de água do radiador regularmente, além de fazer uma limpeza de todo o sistema de arrefecimento, serviço que só pode ser realizado por pessoal especializado.
O nível de água do radiador é fácil de se visualizar. Ele possui um reservatório acoplado, geralmente de plástico, com marcas indicando o gabarito mínimo e máximo. Se o nível do líquido estiver abaixo do mínimo, com o motor frio, está na hora de completar. Mas é importante levar em conta se, nas suas avaliações, mesmo completando o líquido, o nível sempre retorna ao mínimo é porque existe provavelmente um vazamento no sistema.

A Interpower recomenda completar a mistura água-etileno glicol na proporção 50%-50%, novamente lembrando somente de abrir a tampa do reservatório com o motor completamente frio.

  • Sistema de arrefecimento dos motores dos Grupos Geradores

Preparamos mais algumas dicas para você entender como funcionam as aplicações de Grupos Geradores.
A manutenção preventiva do Sistema de Arrefecimento é um cuidado básico e essencial para manter a vida longa do motor. Porém é comum o erro de restringir este importante sistema apenas à figura do Radiador. Grave engano, ele é importante, mas sozinho não garante a temperatura ideal de funcionamento do motor. Os primeiros sintomas de falha são: nível do líquido baixando, cor de ferrugem, temperatura inadequada do motor, motor falhando e consumo elevado de combustível.

  • Mas como funciona o sistema de arrefecimento?

A bomba força a circulação do líquido de arrefecimento pelo sistema. Enquanto o líquido de arrefecimento não atinge a sua temperatura normal de funcionamento, a válvula termostática impede seu fluxo para o radiador.

Quando a temperatura do líquido de arrefecimento atingir a sua faixa definida como normal, entre 80º a 90ºC, parte do fluxo é direcionada pela válvula termostática para o radiador. Porém, se a temperatura se aproximar do limite máximo 95ºC, todo fluxo do líquido de arrefecimento é direcionado pela válvula termostática para o radiador. Quando a temperatura do líquido de arrefecimento aumenta, o seu volume e a pressão também aumentam.
As válvulas localizadas na tampa do reservatório de expansão são responsáveis pelo controle da pressão do sistema. O objetivo do sistema é operar sob pressão aumentando o ponto de ebulição evitando danos ao motor.

  • Cuidados com Motores de Grupo Geradores

Para cuidar dos motores existem diversas ações. Confira:

  • Troca do liquido de arrefecimento:

A troca do líquido de arrefecimento deve ser realizada sempre com o motor frio e com o Grupo Gerador fora de operação. Nessas condições, o técnico pode abrir a tampa do reservatório de expansão do radiador e soltar a mangueira inferior, para que o líquido possa escoar.

O recomendado é utilizar a mistura de agua desmineralizada e etileno glicol – um líquido que suporta altas e baixas temperaturas sem ferver ou congelar. Esta mistura aumenta o ponto de ebulição e melhora a refrigeração.

  • Tampa do radiador:

A função da tampa do radiador e do tanque de expansão é retardar o ponto de ebulição da água do sistema de arrefecimento por pressurização, que trabalha como uma panela de pressão, onde a pressão é controlada por uma válvula, que no caso da tampa do radiador, está localizada na própria tampa, fazendo com que a água demore mais tempo para alcançar seu ponto de ebulição.

  • O funcionamento da tampa do radiador:

A tampa do radiador de um motor parece, à primeira vista, um acessório sem grande importância para o desempenho de um motor e das suas peças principais, no entanto, o que a maioria das pessoas não sabem é que ela tem funções extremamente importantes, como: manter o líquido refrigerante no interior do radiador e aliviar a pressão se a temperatura do líquido de refrigeração for muito elevada. A tampa do radiador tem uma mola associada que alivia o excesso de pressão que provém do radiador. Contudo, se a tampa do radiador não estiver funcionando corretamente, o motor pode sobreaquecer e daí podem surgir danos de grande proporção

  • Quais os principais problemas da tampa do radiador?

Todos os motores necessitam de uma revisão e manutenção periódicas e a tampa do radiador não é exceção. Existem vários problemas que podem afetar o funcionamento da tampa do radiador e estes, assim que detectados, devem ser imediatamente corrigidos. A tampa do radiador tem um selo específico na sua parte inferior. Por norma, o selo é feito com uma borracha capaz de trabalhar com o calor que é gerado pelo radiador. Este selo funciona como uma espécie de proteção com o intuito de impedir que o líquido refrigerante transborde para fora do radiador. Se o líquido de arrefecimento começar a ferver e sair para fora do radiador, existe uma forte probabilidade da tampa do radiador e do respetivo selo estarem danificados. Se esta situação se verificar, é preciso substituir a tampa.

Para o fazer isso corretamente é necessário seguir os 4 passos seguintes:

  • Aguardar que o radiador arrefeça
  • Remover a tampa do radiador
  • Limpar o bocal do radiador antes de instalar a nova tampa
  • Colocar a nova tampa no radiador

Acompanhe as próximas dicas sobre os nossos serviços e Grupo Geradores.

Posts Relacionados

Qual a importância de verificar a bateria de um Grupo Gerador?

27/03/2024

Sem categoria

Qual a importância de verificar a bateria de um Grupo Gerador?

INTRODUÇÃO Os grupos geradores desempenham um papel crucial em muitos setores, garantindo energia de emergência em caso de quedas de energia. Um componente essencial desses sistemas é a bateria, responsável por iniciar o […]

Saiba mais
O Impacto da falta de energia elétrica na distribuição de água

10/11/2023

Sem categoria

O Impacto da falta de energia elétrica na distribuição de água

INTRODUÇÃO A eletricidade desempenha um papel crucial em nossas vidas, muitas vezes percebido apenas quando nos falta. Além de afetar dispositivos eletrônicos e empresas, a falta de energia impacta áreas críticas, como o […]

Saiba mais
Atenuação acústica para Geradores

07/08/2023

Sem categoria

Atenuação acústica para Geradores

INTRODUÇÃO Os geradores são fundamentais para a geração de energia elétrica, mas podem ser fontes significativas de ruído, afetando o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Neste blog, exploraremos como […]

Saiba mais
Abra o WhatsApp
1
Clique aqui para falar agora.
Olá 👋

Como podemos te ajudar? 😃