Sem categoria
O motor do Grupo Gerador é um sistema fechado e quase todos são refrigerados a água. O calor do motor é retirado pela água, que por sua vez é resfriada pelo ar deve se conservar em uma temperatura ótima para seu funcionamento adequado. O radiador é exatamente o dispositivo que serve para trocar o calor entre o ar do ambiente e a água que circula no motor.
Se o motor superaquecer poderá ter seu desempenho bastante comprometido e, com o tempo, até afetar seus compartimentos internos e fundir, fazendo com que o motor trave.
A conservação básica do sistema de arrefecimento do Grupo Gerador é uma das medidas de segurança mais simples.
É de suma importância verificar o nível de água do radiador regularmente, além de fazer uma limpeza de todo o sistema de arrefecimento, serviço que só pode ser realizado por pessoal especializado.
O nível de água do radiador é fácil de se visualizar. Ele possui um reservatório acoplado, geralmente de plástico, com marcas indicando o gabarito mínimo e máximo. Se o nível do líquido estiver abaixo do mínimo, com o motor frio, está na hora de completar. Mas é importante levar em conta se, nas suas avaliações, mesmo completando o líquido, o nível sempre retorna ao mínimo é porque existe provavelmente um vazamento no sistema.
A Interpower recomenda completar a mistura água-etileno glicol na proporção 50%-50%, novamente lembrando somente de abrir a tampa do reservatório com o motor completamente frio.
- Sistema de arrefecimento dos motores dos Grupos Geradores
Preparamos mais algumas dicas para você entender como funcionam as aplicações de Grupos Geradores.
A manutenção preventiva do Sistema de Arrefecimento é um cuidado básico e essencial para manter a vida longa do motor. Porém é comum o erro de restringir este importante sistema apenas à figura do Radiador. Grave engano, ele é importante, mas sozinho não garante a temperatura ideal de funcionamento do motor. Os primeiros sintomas de falha são: nível do líquido baixando, cor de ferrugem, temperatura inadequada do motor, motor falhando e consumo elevado de combustível.
- Mas como funciona o sistema de arrefecimento?
A bomba força a circulação do líquido de arrefecimento pelo sistema. Enquanto o líquido de arrefecimento não atinge a sua temperatura normal de funcionamento, a válvula termostática impede seu fluxo para o radiador.
Quando a temperatura do líquido de arrefecimento atingir a sua faixa definida como normal, entre 80º a 90ºC, parte do fluxo é direcionada pela válvula termostática para o radiador. Porém, se a temperatura se aproximar do limite máximo 95ºC, todo fluxo do líquido de arrefecimento é direcionado pela válvula termostática para o radiador. Quando a temperatura do líquido de arrefecimento aumenta, o seu volume e a pressão também aumentam.
As válvulas localizadas na tampa do reservatório de expansão são responsáveis pelo controle da pressão do sistema. O objetivo do sistema é operar sob pressão aumentando o ponto de ebulição evitando danos ao motor.
- Cuidados com Motores de Grupo Geradores
Para cuidar dos motores existem diversas ações. Confira:
- Troca do liquido de arrefecimento:
A troca do líquido de arrefecimento deve ser realizada sempre com o motor frio e com o Grupo Gerador fora de operação. Nessas condições, o técnico pode abrir a tampa do reservatório de expansão do radiador e soltar a mangueira inferior, para que o líquido possa escoar.
O recomendado é utilizar a mistura de agua desmineralizada e etileno glicol – um líquido que suporta altas e baixas temperaturas sem ferver ou congelar. Esta mistura aumenta o ponto de ebulição e melhora a refrigeração.
- Tampa do radiador:
A função da tampa do radiador e do tanque de expansão é retardar o ponto de ebulição da água do sistema de arrefecimento por pressurização, que trabalha como uma panela de pressão, onde a pressão é controlada por uma válvula, que no caso da tampa do radiador, está localizada na própria tampa, fazendo com que a água demore mais tempo para alcançar seu ponto de ebulição.
- O funcionamento da tampa do radiador:
A tampa do radiador de um motor parece, à primeira vista, um acessório sem grande importância para o desempenho de um motor e das suas peças principais, no entanto, o que a maioria das pessoas não sabem é que ela tem funções extremamente importantes, como: manter o líquido refrigerante no interior do radiador e aliviar a pressão se a temperatura do líquido de refrigeração for muito elevada. A tampa do radiador tem uma mola associada que alivia o excesso de pressão que provém do radiador. Contudo, se a tampa do radiador não estiver funcionando corretamente, o motor pode sobreaquecer e daí podem surgir danos de grande proporção
- Quais os principais problemas da tampa do radiador?
Todos os motores necessitam de uma revisão e manutenção periódicas e a tampa do radiador não é exceção. Existem vários problemas que podem afetar o funcionamento da tampa do radiador e estes, assim que detectados, devem ser imediatamente corrigidos. A tampa do radiador tem um selo específico na sua parte inferior. Por norma, o selo é feito com uma borracha capaz de trabalhar com o calor que é gerado pelo radiador. Este selo funciona como uma espécie de proteção com o intuito de impedir que o líquido refrigerante transborde para fora do radiador. Se o líquido de arrefecimento começar a ferver e sair para fora do radiador, existe uma forte probabilidade da tampa do radiador e do respetivo selo estarem danificados. Se esta situação se verificar, é preciso substituir a tampa.
Para o fazer isso corretamente é necessário seguir os 4 passos seguintes:
- Aguardar que o radiador arrefeça
- Remover a tampa do radiador
- Limpar o bocal do radiador antes de instalar a nova tampa
- Colocar a nova tampa no radiador
Acompanhe as próximas dicas sobre os nossos serviços e Grupo Geradores.