Sem categoria
A função do sistema de escape utilizados nos Grupos Geradores é conduzir com segurança os gases de escape do motor para fora do edifício, além de dispersar a fumaça, a fuligem e isolar o ruído.
No projeto do sistema de escape deve ser levado em consideração que tubulação de escape deverá ser assentada na edificação elasticamente pelas seguintes razões:
A temperatura dos gases no seu interior pode chegar a aproximadamente 500ºC e, por conta disso, cuidados especiais deverão ser considerados com relação à dilatação da tubulação. Desta forma, a tubulação de escape deve ser instalada de modo a permitir a dilatação, com possibilidade de deslocamento para uma das direções ou com a instalação de juntas de dilatação.
Como o fluxo dos gases no interior da tubulação haverá uma vibração natural da mesma e, se instalada rigidamente à estrutura, haverá transmissão de vibração para a estrutura e esta vibração vai se transformar em ruído.
A tubulação do sistema de escape deve ser dotada de recursos para evitar a entrada de água da chuva no sistema de escape de gases enquanto o motor não estiver em funcionamento. Isto pode incluir o uso de tampas basculantes ou proteções nas saídas verticais do sistema de escape. Os tubos das saídas horizontais do sistema de escape devem ser cortados em ângulo e protegidos com redes metálicas para evitar a entrada de aves.
O escape de um Grupo Gerador não deve ser conectado a qualquer outro sistema de exaustão que esteja sendo utilizado por outro equipamento, mesmo que sejam outros Grupos Geradores. Fuligem, condensados corrosivos, e gases de exaustão a altas temperaturas podem danificar equipamentos que estejam desligados e conectados ao mesmo sistema de exaustão.
A Interpower pode fazer um projeto da sua tubulação de escape dos Grupos Geradores, bem como medir a restrição em sistemas já instalados, para se assegurar que o sistema esteja bem dimensionado para o equipamento.
Confira os nossos posts e fique por dentro de tudo que envolve energia!